Gás Natural
- Escola Piloto de Engenharia Química da UFC
- 10 de nov. de 2020
- 1 min de leitura
É denominado quimicamente como uma mistura de hidrocarbonetos que, em condições normais de temperatura e pressão, encontra-se no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor cujo principal componente é o metano. É um combustível de origem fóssil, formado com a degradação da matéria orgânica, frequentemente acompanhado de petróleo.
Utilizado na área de transportes substituindo a gasolina, o óleo diesel e o álcool. Na indústria, o gás natural é utilizado como combustível para fornecimento de calor, geração de eletricidade, e ainda como matéria-prima nos setores químico e petroquímico.
É uma fonte de energia limpa, porém, por ser um combustível de fonte não-renovável, seu processo de produção, desde da exploração até o transporte, possui grandes riscos ao meio ambiente, como derramamentos de navios petroleiros, vazamentos em plataformas e gasodutos.
O seu uso também acaba ocasionando emissões de poluentes atmosféricos. como: dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e, em menor escala, monóxido de carbono e alguns hidrocarbonetos de baixo peso molecular, como o metano, por conta da combustão incompleta.
Apesar de alguns fatores, o gás natural possui muitas vantagens. Em relação com a segurança, ele é menos inflamável que os outros combustíveis e é mais leve que o ar, ou seja, se dissipa com mais facilidade em casos de vazamentos, diminuindo o risco de explosões. Em relação a economia, o seu uso aumenta a vida útil dos equipamentos, reduzindo gastos com manutenções e tem um valor inferior a outras fontes de energia.

Comments